As origens do Queijo de São Jorge remontam ao século XVI e ainda hoje se mantêm os métodos artesanais e os ingredientes tradicionais que caracterizam o seu fabrico.
É um queijo curado de consistência firme, de pasta amarelada, dura ou semi-dura, com olhos pequenos e irregulares disseminados pela massa, que apresenta uma estrutura quebradiça, obtida pelo dessoramento e prensagem após coagulação do leite de vaca inteiro e cru, de alta qualidade, produzido na ilha de São Jorge. É submetido a um período de cura de 30 a 60 dias.
Variedades de Queijos
Apresenta-se em cilindros regulares de grande formato, com diâmetros entre os 25 e os 35 centímetros e peso a oscilar entre os 8 e os 12 quilos. A crosta é de consistência dura, lisa e bem formada, de cor amarelo escuro, por vezes com manchas castanho avermelhadas e revestida, ou não, de parafina.
É conhecido pelo aroma forte e sabor levemente picante e os seus usos são variadíssimos, desde os de culinária mais simples, aos pratos mais requintados, dando um toque de distinção. Um vintage Porto é o vinho que melhor acompanha a degustação deste queijo, muito apreciado também com um bom vinho tinto.