Quinta-feira, 10.12.09

Talvez um dos pratos mais emblemáticos da culinária cotidiana brasileira seja o arroz com feijão. O prato é consumido por um grande número de pessoas de todas as classes. No Brasil, apresenta variações como o feijão preto no Rio de Janeiro e o baião-de-dois consumido na região Nordeste, onde juntamente com o arroz e o feijão de corda, adiciona-se a carne seca.

O arroz e feijão juntos fornecem uma excelente combinação de proteínas. Os dois ingredientes contêm aminoácidos que quando consumidos em conjunto são muitos mais eficientes para a reparação de tecidos do organismo. A união destes ingredientes também equilibra o índice glicêmico.

Em 1500, no Brasil, o feijão já era cultivado, porém não fazia parte da alimentação diária. Por volta de 1850, o feijão já era considerado o alimento típico dos brasileiros, que o consumiam com carne seca e toucinho acompanhado pela farinha de mandioca. Era um prato indispensável tanto na mesa das classes sociais altas quanto baixas.

Feijão e farinha são até hoje elementos dominantes da gastronomia popular, principalmente nas regiões norte e nordeste. Da zona central brasileira para o sul, a farinha cede lugar ao arroz na mistura com o feijão, que às vezes também inclui a farinha. Mas isso só ocorreu a partir do século 18, quando se consolidou entre nós a cultura do arroz.

O arroz ocupou o segundo lugar na cozinha brasileira, produto este plantado pelos portugueses após a colonização. A partir do século 18 o arroz passou a ser cozido com água e sal dando a consistência de um pirão e servido com acompanhamento de carnes e peixes.

Quanto à feijoada, alguns estudiosos sobre a alimentação, dizem ser fantasiosa a versão de que sua origem foi uma elaboração dos escravos nas senzalas. De acordo com o religioso português André João Antonil, em sua crítica de 1703, Cultura e opulência do Brasil por suas drogas e minas, os escravos se alimentavam de feijão, mas era bastante aguado e dificilmente recebiam carne para misturar ao feijão, mesmo pés e rabos de porco eram aproveitados na casa-grande.

A feijoada tal como é apreciada hoje é fruto de uma evolução culinária mestiça, sem referências documentais antes do século 19; preparada com feijão preto, como os cariocas notabilizaram, ou à maneira nordestina com feijão mulatinho.

O arroz com feijão, assim como no Brasil, também é muito apreciado e consumido em outros países da América Latina. Um tradicional prato cubano é o moros y cristianos, arroz e feijão preto, cozidos na mesma panela com carne de porco e condimentos – bem parecido com o nordestino baião de dois. Outra variação cubana do prato é o congrís, arroz e feijão vermelho cozidos na mesma panela.


 
 
 
  
 
 
   

publicado por Chicailheu às 22:16 | link do post | comentar | favorito
maripossa a 12 de Dezembro de 2009 às 18:05
Querida Chica. Aqui em casa meto sempre um pouquinho de feijão na sopa, e gosto muito de arroz do mesmo, malandrinho melhor.
Beijinho amigo Lisa
Chicailheu a 16 de Dezembro de 2009 às 21:50
Também eu!
Ainda hoje fiz sopa de legumes com um pouco de feijão branco, que é o que menos mal me faz.
Mas adorava quando podia comer, feijão guisado ou assado!
E também acompanhado com arroz branco!
Paciência, agora como com os olhos e vejo com a testa!..
Beijkas ecalor de amizade no seu coração.
Chicailheu
maripossa a 18 de Dezembro de 2009 às 23:05
Chica.falas aqui de feijão "assado" é bom como se faz,pois nunca o fiz.
Faço comida com algum feijão,mas o branco é o que uso mais.
Beijinhos doces. Lisa
Chicailheu a 19 de Dezembro de 2009 às 19:27
Lisa
Já postei a receita do feijão assado à minha maneira.
É muito bom...experimenta e vais adorar!
beijos e bons manjares.
Chicailheu
maripossa a 21 de Dezembro de 2009 às 22:14
Amiga Chica. Vou lá dar uma espreitadela e ver como se faz, já que colocas-te a receita.
Beijinhos doces Lisa
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

últ. comentários
Eu uso açúcar fino de pastelaria.
Vou fazer! Qual o açúcar que põem branco ou amarel...
Nagyon jó majd el készítem, de szeretném kérdezni ...
Ao verificar varias receitas acho a sua a mais ade...
Gosto desta receita de tangerina mas eu tenho 5 li...
Gostei desta receita. Era semelhante à da minha mã...
Como se prepara este marisco melhos este crustáceo
Comentário típico de alguém que NUNCA FEZ NADA NA ...
tem que ser faca eletrica?
Posts mais comentados
6 comentários
5 comentários
5 comentários
5 comentários
4 comentários
3 comentários
3 comentários
3 comentários
2 comentários
as minhas fotos
blogs SAPO